Fazer o seu melhor trabalho é o suficiente para ser promovido?
Você acha que fazer o seu melhor trabalho é o suficiente para ser promovido? Se você quer ser promovido e avançar na sua carreira, é fundamental entender uma coisa: não existe promoção passiva.
Muita gente acha que dá para ficar sentado, fazer um bom trabalho e esperar até que algum dia a sua empresa, ou seu chefe, perceba seu esforço e reconheça que você merece ser promovido.
Eu preciso te dizer: na grande maioria das vezes, fazer um bom trabalho não é o suficiente. Não é assim que as empresas funcionam.
Há poucas exceções, como promoções do tipo de júnior para pleno, com um pequeno aumento de remuneração, que servem basicamente para reter o funcionário.
Estamos falando aqui de outro tipo de promoção. De uma promoção que impulsiona seu currículo e muda seu nível de experiência profissional. Uma promoção que vem com um salto de remuneração e realmente impacta a sua vida. Promoções significativas e transformadoras exigem um esforço proativo.
Como buscar ativamente uma promoção
Para ser promovido você precisa agir. Buscar a promoção ativamente. Mostrar o que quer.
Seu superior direto precisa saber que você não está acomodado e tem interesse em crescer. Converse com ele sobre os próximos passos da sua trajetória profissional. Essa conversa será um começo para entender se realmente há espaço para o crescimento e quais as atitudes esperadas para se chegar lá.
Aliás, não só uma vez. Peça feedbacks e sugestões de melhoria regularmente. Pelo menos 1 vez a cada seis meses. Lidar bem com feedbacks, entender seu desempenho e fazer os ajustes necessários podem influenciar diretamente sua progressão na carreira.
Mesmo que você trabalhe bem isolado e não seja muito extrovertido, te aconselho a buscar espaço para essa conversa. Ficar isolado numa zona de conforto dificilmente vai te fazer progredir. Uma vez escutei que quem não aparece, não cresce. E é isso mesmo.
Lembre-se: a promoção é algo que vem de fora. Quem te promove é o outro. Ter boas relações com o chefe e com a equipe é muito importante para que seu trabalho seja notado.
Construir relacionamentos com colegas e superiores pode ser útil também para receber recomendações quando surgirem oportunidades de promoção – o famoso networking.
Uma vez definido o cargo desejado, busque aprender habilidades importantes para esta função. Uma coisa que funciona muito bem é começar a assumir responsabilidades e fazer o trabalho para o cargo antes de ser promovido. E mostrar que está fazendo, é claro.
Demonstre iniciativa identificando problemas e propondo soluções. Mostre que você está disposto a ir além das tarefas atribuídas.
Documente suas realizações e resultados, da maneira mais tangível possível. Anote como os números estavam antes e como ficaram depois da sua intervenção. Registre suas vitórias. Fale sobre elas. Exponha como se fosse uma vitrine mesmo. Leve essas anotações para suas reuniões de feedback. Elas serão uma ferramenta valiosa e a prova de como você contribui positivamente para os objetivos da empresa.
Acho que o recado está dado: Saia da sua caixinha. Expanda suas funções. Promoções geralmente vem de iniciativas pessoais.
Com clareza, ação e comunicação, tenho certeza que você vai conseguir dar o próximo passo na sua jornada profissional.
Te desejo sucesso.