Quando estamos no começo da nossa carreira temos a sensação de que tudo demora demais. Vários semestres de faculdade, vagas que pedem vários anos de experiência. Será que tem como começar uma carreira de maneira rápida?
Foque em habilidades práticas
O que você pode aprender em até três meses que faria você se destacar no mercado de trabalho? Especialmente quando você é jovem as empresas querem que você saiba habilidades práticas. Isso vai além da formação acadêmica. Uma faculdade dura pelo menos quatro anos. Não dá para esperar passar todo esse tempo para começar a pensar na sua carreira na prática.
Para conseguir entrar no mercado de trabalho é importante saber o que estudar. Ao procurar um estágio, nos primeiros semestres da faculdade, se você não tiver feito nada mais fica difícil se destacar.
Pense assim: qual habilidade eu posso aprender ou aperfeiçoar em pouco tempo que vai fazer a diferença para eu começar a montar minha carreira? Um programa de computador, um idioma que eu já sei mas não em nível profissional, um curso prático.
Qual o software ou habilidade especifica de alto valor no seu setor?
A resposta depende muito da carreira, mas vou dar alguns exemplos: Se você quer ser arquiteto, precisa saber usar o AutoCAD. Se você quer uma carreira de designer, é interessante aprender os programas da Adobe, como Illustrator e Photoshop. Se você gosta de jornalismo, talvez um curso para melhorar a redação seja uma boa opção. Cada profissão tem esse software ou essa habilidade fundamental que você pode aprender rápido e sair na frente, mesmo antes de se formar.
Não precisa ser nada mirabolante. Talvez nem mesmo dependa de dinheiro. Pense em pequenas oportunidades que você tem de aprender algo, pode ser um curso, mas também um workshop, um trabalho voluntário, ou até mesmo com um amigo, alguém na sua casa.
Por exemplo, dependendo da área, ter um bom nível de Excel pode ser uma boa opção. Você consegue aprender de maneira gratuita online. Se durante o final do ensino médio, ou nos seus primeiros anos de faculdade você realmente se dedicou a aprender Excel, isso pode ser o diferencial entre o seu currículo e o currículo do seu colega, que também não tem nenhuma experiência profissional. Vocês estão com a mesma idade, a mesma falta de experiência, disputando as mesmas vagas, mas você domina o Excel. Isso pode ser o diferencial que te destaca.
Às vezes alguém da sua família fala bem um idioma e pode te ensinar, praticar com você. Um idioma a mais sempre é bem visto no currículo. É algo que realmente faz falta no dia a dia de muitas empresas.
Não estou dizendo que a educação formal não é importante. Claro que é. Mas vale a pena estar atento também a outras opções, mais baratas e rápidas, que são complementares e vão fazer de você um profissional mais completo e estar um passo à frente dos demais.
Se você achar difícil encontrar o que fazer, uma sugestão é conversar com profissionais da área. Entender como é o dia a dia deles, quais caminhos educacionais eles tomaram e quais as habilidades ou programas de computador consideram fundamentais.
A melhor fonte de informação são as vagas de emprego
Outra boa forma de identificar o que fazer é comparar as habilidades e qualificações que você tem hoje com os requisitos de vagas de emprego que você gostaria de ter no futuro. Identifique as lacunas que você precisa preencher e comece pelo que está mais ao alcance.
Você é o maior interessado no seu futuro. Tenha iniciativa e conduza a sua carreira. Pode ser muito mais simples e prático do que você está pensando.
E aí? Com que nova habilidade eu vou te encontrar daqui a poucos meses?
Te desejo sucesso!