Como funcionam as melhores entrevistas de emprego
As melhores entrevistas são aquelas onde há uma conversa natural e fluida. Da mesma maneira que o candidato responde perguntas sobre sua trajetória profissional, deve também fazer perguntas.
Muita gente tem uma visão de que a entrevista de emprego é um interrogatório onde o candidato deve estar preparado apenas para responder. Com essa visão, dificilmente você conseguirá ir bem na entrevista.
Imagine quando você vai a um encontro para conhecer melhor alguém. Pense em como seria se a outra pessoa passasse duas horas falando só sobre ela mesma, sem dar a você a chance de compartilhar sua própria história também. Seria bastante chato, concorda?
Que perguntas fazer em uma entrevista de emprego?
Em uma entrevista de emprego devemos partir desse mesmo princípio. É claro que o recrutador quer te conhecer. Porém, precisa haver um equilíbrio. Você vai falar sobre você mesmo e também aprender sobre a empresa e o cargo. Até porque você também quer avaliar se essa vaga de trabalho é realmente o que você deseja.
Se você ainda não sabe o que perguntar, vamos ajudar com alguns exemplos.
Sobre a vaga:
Você pode perguntar se a vaga é uma nova posição na empresa ou se é uma substituição de um antigo funcionário. Isso te ajuda a ter informação sobre o histórico e expectativas sobre esta função.
Pergunte sobre as principais responsabilidades e tarefas relacionadas ao cargo. Isso te ajudará a entender o que você realmente vai fazer no dia a dia neste trabalho.
Sobre a empresa:
Traga questões sobre o tamanho ou história da empresa. Busque entender melhor a cultura dessa empresa. Quantos funcionários trabalham ali?
Pergunte sobre os produtos ou serviços da empresa. Qual vende mais? Há alguma inovação, algum produto visto como uma aposta para o futuro? Qual o perfil de cliente é o principal desta empresa?
Pesquise e pergunte sobre atualidades, sobre o que está acontecendo no mercado que esta empresa atua. Isso mostra que você fez sua lição de casa e está interessado no negócio.
Sobre o candidato ideal:
Que tipo de pessoa consideram ideal para esta vaga? Quais são os pontos fortes e habilidades estão sendo buscados?
Pergunte como a empresa avalia o sucesso desse cargo. Isso te ajudará a entender quais métricas e resultados são mais importantes.
Sobre o processo de seleção:
Eu particularmente gosto de perguntar o que chamou a atenção no meu currículo. O que motivou a empresa a me chamar para a entrevista. Esse tipo de pergunta ajuda a entender melhor meus pontos fortes para essa vaga e acaba direcionando a conversa para mais perguntas sobre isso.
Bem, estas foram somente algumas sugestões. Tenho certeza que você mesmo também consegue pensar em outras perguntas inteligentes e relevantes de acordo com sua vaga.
Seja você mesmo. Isso é fundamental para que você se sinta confortável e confiante para fazer suas perguntas.
Não deixe suas dúvidas pendentes. Não leve perguntas para casa.
Não espere o final da entrevista
Ah, e não é preciso esperar o final da entrevista para tirar suas dúvidas, viu? Pergunte o que tiver vontade quando surgirem oportunidades naturais, quando você perceber que encaixa.
Use todo o tempo da entrevista a seu favor. Com boas perguntas você irá mostrar seu interesse pela vaga e deixar aquela impressão positiva!
Boa sorte na sua entrevista!