Você foi chamado para uma entrevista de trabalho naquela empresa que você quer muito trabalhar? Está nervoso com medo de colocar tudo a perder? Pare. Respire. Se parabenize por ter conseguido passar para a próxima etapa deste processo seletivo! O seu Tão Sonhado Emprego já está quase ao alcance das suas mãos!
Como conduzir a entrevista na direção do seus pontos fortes
Você agora tem a oportunidade de se apresentar e dar muito mais personalidade a sua candidatura! A entrevista de emprego é uma conversa, e não um questionário unilateral. Você pode, e deve, guiar essa conversa para o caminho que venda melhor o seu perfil.
É hora de deixar a modéstia de lado e pensar no que você faz bem! Conduza a entrevista de forma que pelo menos 80% da conversa seja ao redor das coisas que você faz bem e menos de 20% seja sobre coisas que você não é tão bom.
Não caia na armadilha de justificar seus pontos fracos
Muitas vezes, caímos na armadilha de gastar muito tempo defendendo nossos pontos fracos, tentando justificar debilidades que se mostram no nosso currículo.
Em vez disso, você precisa usar o tempo da entrevista para promover seus pontos fortes.
Quase todo mundo tem uma dificuldade natural de se vender. É normal que a gente tenha uma tendência a se mostrar mais humilde, que seja difícil falar bem de si mesmo e se expor, principalmente na frente de um desconhecido e numa situação tão estressante como uma entrevista de emprego. Mas você tem que quebrar isso.
No mercado de trabalho, você precisa aprender a se vender de maneira eficaz. Estou aqui para te mostrar que pode não ser tão complicado quanto parece. Vamos traçar uma estratégia prática e direta:
Como expandir respostas sobre seus pontos fortes
Quando você estiver falando de alguma coisa que faz bem, tente expandir, dar detalhes e ocupar muito tempo da entrevista.
Use exemplos concretos para ilustrar suas habilidades e experiências. Conte histórias que já aconteceram. Fale de situações onde suas habilidades foram fundamentais para alcançar resultados positivos. Mostre como suas características levaram sua equipe, ou um projeto anterior, ao sucesso.
Já quando você for perguntado sobre algum ponto fraco, alguma coisa que você não faz muito bem, ou um problema que você tem no seu currículo, seja breve e sucinto. Dê respostas curtas e evite prolongar a discussão. Você não pode fugir da pergunta, por isso, se antecipe e pense desde já em respostas rápidas e eficazes.
Se possível, tire alguma coisa boa do seu aspecto negativo.
No meu caso, por exemplo, durante muitos anos, as mudanças frequentes de emprego chamavam atenção de forma negativa no meu currículo. Eu aprendi a responder que quando era mais jovem estava sempre em busca de aprender mais para me tornar um profissional mais completo, e que isso me levou a mudar muito de emprego. E que nos últimos anos meu perfil já mudou. Explico que passei a dar mais valor para a estabilidade, que já adquiri bastante experiência e agora quero aproveitar as oportunidades de longo prazo. Eu troco a informação de alta rotatividade em empresas pelo fato de que eu adquiri muita experiência e hoje sou um profissional mais maduro. E mudo lde assunto.
Pense no número de pessoas que o recrutador vai entrevistar hoje. Como você quer ser lembrado por ele no final do dia? Como um candidato cheio de aspectos positivos, histórias de sucesso e conquistas interessantes, não é verdade!?
Praticar no espelho é fundamental
Treine em casa. Adquira prática e confiança. Use mais esta estratégia para se sair bem, impressionar os entrevistadores e conquistar as oportunidades que deseja.